sábado, 6 de fevereiro de 2010

Pateta, o Filme

A Goofy Movie (em português, Pateta - O Filme) é uma produção dos Estúdios Walt Disney, do ano de 1995 que, como vários outros desenhos da Disney, conta com trilha sonora no idioma dos diversos países onde o filme é exibido.

Pateta e Max a mudarem um pneu em conjunto

  • A história do filme:
O filme é sobre o conflito entre gerações, neste caso, sobre o conflito entre um pai (Pateta) e um filho (Max).


Max é fã de "Power Line", um ícone da música pop no desenho, mais ou menos como o Michael Jackson era no mundo real.

Power Line, o ídolo de Max, um género de Michael Jackson na vida real

Max apaixona-se por uma rapariga chamada Roxanne, porém não sabe como informar sobre isso. Juntamente com os seus amigos P.J. (filho do João Bafo-de-Onça) e Bobby Zimuruski, armam um show-surpresa para impressionar a rapariga, interrompendo assim, um dos discursos de fim de ano do director Mazur, no colégio onde estudam. Isso, desperta um interesse de Roxanne em Max e a partir de então, há esperanças de ele conseguir o tão esperado momento ao lado dela.


 Surge a oportunidade de Max levar Roxanne em uma festa de fim de ano marcada pra acontecer na casa de Stacey (uma amiga de Roxanne). Porém, as coisas mudam após Pateta receber uma ligação do director da escola de Max, dizendo que ele estava causando problemas como membro de uma gangue (referindo-se ao facto de Max, PJ e Bob terem atrapalhado o seu discurso), e que se continuasse assim acabaria na cadeira elétrica. O Pateta então decide repentinamente viajar com seu filho para recuperar o laço entre os dois e fazê-lo mudar de comportamento. Os dois irão fazer o mesmo caminho que Pateta quando criança fizera com seu pai, o avô de Maxy, atravessando os Estados Unidos e fazendo paragens em diversos pontos.




 Isso faz com que Max perca as esperanças de estar com Roxanne pela primeira vez e mente-lhe, dizendo que seu pai irá levá-lo à Los Angeles para verem o show do Power Line, que será transmitido pela TV ao vivo, e no qual Max prometeu acenar para Roxanne quando estivesse no palco ao lado do artista. Disse isso ao mesmo tempo que inventou a história de que o seu pai, o Pateta e Power Line ream amigos de infância e tocavam juntos em uma banda. No entanto, durante a viagem Max e Pateta enfrentam muitos problemas e discussões, além de um encontro com o Pé-Grande.

  • Dublagem em Português de Portugal:
Pateta - Carlos Freixo
Max - Tiago Caetano
Pete - José Figueiredo Martins
Roxanne - Manuela Couto
PJ - Rómulo Fragoso
Reitor Mazur - Paulo B.
Satacey - Luisa Salgueiro
Pé Grande - Frank Welker
Boneco Lester - Carlos Freixo
Empregada - Luisa Salgueiro
Miss Maples - Luisa Salgueiro
Menina Pequenina - Isabel Ribas
Lester's Grinning Girl - Robyn Richards
Lisa - Isabel Ribas
Rapaz Turista - Luisa Salgueiro
Chad - António Feio
Velho Hilleilly - António Feio
Mickey - Carlos Freixo
Guarda - Paulo B
Bobby - Paulo Oom



  • Curiosidades


Durante a viagem até ao Lago Destino aparecem Mickey e Donald pedindo boleia na estrada. Mais tarde, durante o show do Power Line, a cabeça de Mickey aparece entre a plateia que assistia, revelando que os dois pediam carona anteriormente para também irem ao show.


O telefone no quarto de Max tem o formato do Mickey Mouse.  


As chaves do Pateta têm um "D" de Disney desenhado.

Durante a viagem, na canção que o Max canta com o Pateta, Max afirma querer ir a Beverly Hills ver o Rei Leão.

Quando Max canta a Canção do Power Line na vinda para casa, invade uma habitação e rouba uma colher a um bébé que se encontra sentado numa cadeira com o Mickey desenhado.

No jogo de carro que Max joga com Pateta, é referido o nome de Walt Disney. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores